Vamos começar um armário cápsula 2020?


Não sei vocês, mas com essa quarentena o que mais está sobrando por aqui é tempo. E o que a gente faz quando tem tempo sobrando? Come mais do que deveria? Com certeza! Mas também arrumamos o armário. #ForçaGuerreira

Eis que dia desses na função de tirar todas as roupas para reorganizar, comecei a refletir mais uma vez sobre como eu fiz péssimas escolhas na hora de fazer minha mala de mudança para Portugal. Tem roupas que já estão andando sozinhas de tanto que usei, outras nem sentiram o vendaval Portuense nas fibras. E mais, além de ter peças maravilhosas paradas, tenho um grande problema chamado Falta de Espaço. Como divido o armário com o namorado, tenho um total de 1 gaveta e um cabideiro para me virar. Socorro! Enquanto resolvia o quebra-cabeça de colocar todas as roupas no armário de forma mais ou menos organizada, recebi uma iluminação divina e lembrei de uma maravilhosidade chamada Armário cápsula. E já que vou me aventurar nessa prática, por que não compartilhar a chamar mais quarenteners entediadas para brincar comigo?

Já falei dessa preciosidade fashion aqui e aqui, mas vou resumir por que eu sei que tem gente que tem preguiça de abrir mais duas abas no navegador: Armário cápsula nada mais é do que definir um número x de roupas, calçados e acessórios para usar durante um período de tempo. Pode ser um mês, uma semana (Aliás, Thaís Godinho mestre da organização tem feito assim) ou estação. Essa prática é legal porque:

  1. Libera espaço 
  2. Ajuda a identificar as peças que você não usa nem no dia de São Nunca
  3. Desenvolve a criatividade na hora de montar combinações
  4. Facilidade na hora de decidir o que vestir
  5. Evita compras por impulso pq você sabe o que realmente precisa
  6. Ótimo exercício de auto conhecimento
  7. Você pode sair falando que montou um armário cápsula e que agora é a rainha do estilo

Enfim, vamos começar! No caso será um armário cápsula primavera/verão no hemisfério norte o que significa que preciso ter roupas de frio a mão. Para iniciar o processo, separei as roupas em categorias e já identifiquei que algumas estão sem uso pq não combinam com nada ou não servem mais (Essa categoria certamente vai aumentar pós quarentena). Também identifiquei peças básicas que fazem falta na montagem de alguns looks, como por exemplo um jeans escuro, e aproveitei para separar peças para doação e conserto. Pense nas roupas que você não esta usando, mas quer muito usar. O que falta? Se estiver precisando de outra peça para combinar, anote o item que está faltando e já pense em outras combinações que podem ser feitas com ele. Se for por não servir mais tire do armário e guarde, experimente incluir ela em outro momento (A não ser que você realmente garanta que ela vai servir nos próximos meses).

Não existe um número certo de itens para ter no armário capsula, mas é importante ter roupas que estejam de acordo com sua rotina. No geral não gosto de incluir na contagem roupas fitness, a não ser que você seja profissional da área e tenha muitas peças, pijamas e roupa íntima. Já vi armários com 20 peças e outros com 80 e ambos são válidos. Comece com o número que for mais confortável pra você. No meu caso, vou deixar o número em aberto até poder providenciar os itens que estão faltando, mas pretendo manter de 40 a no máximo 50 itens. Outro ponto importantíssimo é tirar do armário ou arara o que não fará parte da capsula para evitar bagunça e confusão.

Vantagens e primeiros passos repassados, agora é hora de aproveitar essa infinidade de tempo livre e mãos à obra. Não é pq vamos ficar em casa que vamos ficar de pijama o dia todo né? Cadê a dignidade da nossa musa fashion interior? 

You May Also Like

1 comentários

  1. Amei as dicas! Vou me organizar por aqui... tenho certeza que dá para separar as coisas que uso de verdade rs. Arrasou♥️

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Sinta-se em casa e se gostar do post, não esqueça de comentar.

Beijos!