Comportamento

Fast Fashion: Comprar ou não comprar?

20:55


Poucos assuntos no mundo da moda são tão polêmicos quanto o Fast Fashion. Para uns essas lojas são o paraíso das tendências, preços baixos e promoções. Já outros as culpam pelo incentivo ao excesso de consumo e produtos descartáveis. Mas e quando você passa na vitrine e vê aquela blusinha que te representa? 

Hoje se fala tanto sobre consumo consciente, comprar de quem faz, slow fashion e armário cápsula que confesso que já me senti culpada por desejar alguma peça de fast fashion, afinal, eu mesma estou sempre debatendo sobre essas causas. Já tive minha fase louca consumista que seguia todas as tendências, mas como todo Pokémon evolui (Ainda bem!), hoje tenho consciência sobre o impacto daquilo que consumo e só entra no meu armário peças que realmente fazem sentido, me representam de alguma forma e que sem dúvidas, vou usar muito e por muito tempo. Mesmo que essa peça venha de uma loja de fast fashion.

Alguns condenam totalmente esse tipo de moda. Mas sinceramente, acredito que seja uma questão de informação e seleção. Primeiro por que nem sempre você vai ter grana para comprar uma peça que você realmente precisa, por exemplo um jeans, na loja daquela marca independente. Segundo por que slow fashion não é sobre parar de amar roupas, então sim, vai acontecer de você simplesmente encontrar a saia perfeita em uma loja de fast fashion. A questão é ter consciência sobre o que você está comprando e onde você está comprando. 

Particularmente evito lojas como a Zara, que estão sempre envolvidas em questões relacionadas a trabalho escravo e outras práticas nada legais. Mas muitas redes nacionais são mais legais em questões trabalhistas e ambientais, dois bons exemplos são a Renner e a C&A, que publicam relatórios de sustentabilidade e estão cada vez mais engajadas nesse quesito. Além disso, verificar a etiqueta do produto também faz parte do processo de compra, afinal é ali que você descobre onde ele foi produzido (Se no Brasil ou em países onde há mão de obra escrava.), e de que material ele é feito. Se você está comprando algo que realmente vai usar por muito tempo, certamente quer que essa peça dure muito, então conhecer o material e reparar em detalhes como acabamento da costura são essenciais para garantir uma peça de qualidade.


Resumindo, você não precisa abrir mão daquela camiseta perfeita só por que ela é de fast fashion. É tudo sobre saber se você está investindo em um produto que realmente vai ser usado várias vezes ou se é apenas um impulso. Ao refletir sobre cada compra feita você aprende a comprar com consciência e sabedoria, e esse é o caminho para uma moda sustentável e um guarda-roupa que realmente represente quem você é.

Você pode gostar disso

0 comentários

Obrigada pela visita!

Sinta-se em casa e se gostar do post, não esqueça de comentar.

Beijos!

Último vídeo

Assista também: