Documentários

Demain (Amanhã), o documentário que vai mudar sua visão sobre o futuro

22:41


Podemos começar essa conversa citando o fato de que Demain (Amanhã) , venceu em 2016 a categoria de melhor documentário nos César (Premiação anual do cinema Francês). O segundo ponto que posso adiantar é que esse é um documentário que vai te fazer sentir vontade de mudar, seja o mundo ou a si mesmo. É impossível assistir e continuar indiferente a tantas possibilidades.

“Após a publicação de um estudo que anunciava o possível desaparecimento de parte da humanidade até 2100, Cyril Dion e Mélanie Laurent partiram com uma equipe de quatro pessoas por dez países para entender o que poderia provocar essa catástrofe e, sobretudo, como evitá-la. Durante a viagem, encontraram pioneiros que reinventaram a agricultura, a energia, a economia, a democracia e a educação. Todas juntas, estas iniciativas positivas e concretas, já contribuem para definir o mundo de amanhã.”

Que tal um mundo sustentável, com alimentos para todos, com pessoas trabalhando unidas para o bem estar geral, onde crianças terão educação de qualidade e os pequenos produtores serão muito valorizados? Parece um sonho distante, mas é justamente essa possibilidade que Demain nos mostra. Com diversos exemplos pra lá de inspiradores, o documentário é dividido em 5 capítulos que pouco a pouco vão mostrando soluções para nossa atual situação ambiental, econômica e social.

Filmado em países como a França, Dinamarca, Finlândia, Bélgica, Índia, Reino Unido, Estados Unidos, Suíça, Suécia e Islândia, acompanhamos iniciativas que provam que o futuro está em nossas mãos.  Desde o desenvolvimento de um sistema alimentar justo e sem desperdício, hortas urbanas, uma nova forma de democracia, moedas complementares que valorizam a economia local até uma nova forma de ensino nas escolas, o documentário nos ensina que a mudança de um todo não é tão difícil quando cada um contribui um pouquinho. 


O que mais gostei é que ao contrário de muitos documentários que focam em mostrar os problemas, Demain prioriza as soluções e nos dá aquela pontinha de esperança de que ainda existem pessoas maravilhosas fazendo coisas incríveis. Mas mais do que isso, as quase 2h de documentário nos fazem despertar, sentir vontade de fazer algo e de sair mudando o mundo. Este é sem dúvidas um dos documentários mais incríveis e inspiradores que assisti na vida. Algo que vou rever e recomendar sempre que possível. 

E você, já assistiu Demain? Se não assistiu corre para ver que é imperdível (E esta disponível na Netflix). Me conte aqui nos comentário o que você achou.

Você pode gostar disso

0 comentários

Obrigada pela visita!

Sinta-se em casa e se gostar do post, não esqueça de comentar.

Beijos!

Último vídeo

Assista também: