Moda

Pretel: A marca que une artesanato e sustentabilidade para criar roupas apaixonantes

22:55


Acredite, é possível ser novo e ainda assim ter muita história para contar. A prova disso é a Pretel, marca gaúcha que surgiu em janeiro de 2016, mas que carrega memórias e vivências muito maiores do que seu um ano de existência. 

Os processos manuais sempre estiveram presentes na vida da Julia Pereira, criadora da marca, que cresceu vendo a mãe fazer tricô. A Pretel surgiu para unir o amor pela moda com a sustentabilidade e a paixão pelos processos artesanais. Uma curiosidade legal que a Julia me contou, foi que o nome da marca, que tem origem na ave oceânica que deu nome ao veleiro da família, foi uma homenagem aos momentos de felicidade, amor, liberdade e proximidade com a natureza, proporcionados ao velejar no Petrel. 



Tirando o uso da máquina de costura, o processo é todo feito de maneira artesanal e com muito amor. Os tecidos são comprados de fornecedores locais, buscando sempre usar o máximo de materiais que causem menos impacto ao meio ambiente.  O processo de confecção, desde a criação, corte, costura e macramê é feito inteiramente pela Julia. Já os detalhes em tricô, são feitos pela mãe dela, a Renata. Já somos fã <3


Unindo conceitos como sustentabilidade e Slow Fashion, a Pretel acredita que uma peça que causa pouco impacto no meio ambiente é uma peça que causa grande impacto na vida de alguém. Por isso fazem roupas para mulheres de espírito livre, mas que dão valor às suas raízes, que se preocupam com os detalhes que trazem memórias, mas que não as deixem presas ao passado.

Por serem feitas uma a uma, a qualidade das peças é impecável e os detalhes artesanais dão o toque de exclusividade que só uma roupa feita com muito carinho tem. É impossível não se apaixonar um pouco por cada um dos modelos que conseguem ser básicos, mas complexos e cheios de estilo. Em resumo, o tipo de roupa que você vai querer (E poder), usar muito.



Além de participar de feiras e bazares, você encontra a Pretel na loja Clássica com Pimenta (Fica na R. Venâncio Aires, 18, Cidade Baixa em Porto Alegre) e também na loja online da marca. Acompanhe também a Pretel no instagram e facebook. Então agora já sabe, da próxima vez que estiver procurando por uma roupa linda, cheia de estilo, sustentável e cheia de amor, o nome é Pretel.

Você pode gostar disso

0 comentários

Obrigada pela visita!

Sinta-se em casa e se gostar do post, não esqueça de comentar.

Beijos!

Último vídeo

Assista também: