Armário Capsula

Como planejar um armário cápsula

11:00



Já falei por aqui sobre o que é armário cápsula e suas vantagens, se você não viu vai lá primeiro. Estou realmente apaixonada por esse conceito e pronta para adaptar meu armário de verão. Mas como qualquer mudança de estilo e comportamento, na prática não é tão simples assim e você precisa passar por vários passos até finalmente chegar ao resultado final. Para facilitar a vida de todo mundo que quer ter um armário capsula, incluindo a minha, resolvi enumerar alguns itens que você precisa levar em conta na hora de fazer a limpa no armário. 

1 - Defina seu estilo: Para alguns a etapa mais difícil vai ser logo a primeira, mas esta também é a mais importante. É preciso ter informações claras sobre o seu estilo, o que você gosta e costuma usar. Isso vai te ajudar a definir uma cartela de cores, a escolher peças que combinem entre si, selecionar acessórios e a montar possíveis looks. Seu estilo não precisa seguir apenas uma característica, como por exemplo boho, mas todas as peças precisam estar em harmonia para que você possa criar o máximo possível de combinações. Além disso, você pode mudar o conceito do armário capsula de uma estação para outra.

2 - Leve em conta o seu estilo de vida: Você pratica esportes? Costuma ir a eventos sociais? Não adianta limitar o numero de peças do armário sem levar em consideração todas as suas atividades. Se você costuma correr, por exemplo, precisa incluir roupas de corrida no armário capsula e, acredito, que a melhor maneira de fazer isso é como uma categoria separada do restante. Como um mini armário capsula de roupas esportivas dentro de outro armário capsula. Outro fator importante é levar em conta a frequência com que você lava suas roupas. Só tenho tempo de lavar uma vez por semana, por isso preciso ter um conjunto de roupas para pratica esportiva para cada dia da semana que vou malhar, já que não vai dar para repetir a roupa suada mais de uma vez. 

3 - Estipule um número limite de peças antes de começar: Essa etapa é muito importante. Se você não limitar o numero de roupas antes do começo da seleção do que fica, vai acabar ficando com roupas de mais ou  de menos. Depois de denifir as categorias que você precisa ter (Roupas esportivas, para eventos sociais, para o dia da faxina, para trabalhar, etc.) defina o numero de peças que cada uma precisa ter e no final analise o somatório de todas as categorias. Lembre que não é por que uma peça corresponde a determinada categoria que ela não pode ser usada em outra, como por exemplo, uma calça jeans que você pode usar no trabalho ou para lazer.  

Um exemplo de como delimitar um armário capsula para o verão:

Roupas esportivas para o verão:
Top - 3
Short - 2
Legging - 1

Calçados:
Tênis - 2
Sandália rasteira - 1
Sandália de salto - 1

Roupas para eventos:
Vestido - 2

Roupas para o dia a dia:
Calça - 2
Camisetas - 5
Shorts - 1


4 - Dê prioridade: Você precisa dar prioridade para dois tipos de roupas, as básicas que formam várias combinações diferentes e aquelas que são praticamente o seu uniforme. Não adianta deixar de lado aquele jeans que você está sempre usando por que uma hora você vai procurar por ele. Selecione primeiro as peças básicas e que você ama e vá fazendo combinações mentais com todas elas. Quanto mais combinações com uma única peça, melhor.

5 - Não esqueça dos imprevistos: Não é por que é verão que você vai deixar um casaco de fora da lista. Imprevistos sempre acontecem, o clima muda de repente ou você precisa fazer uma viagem curta. Deixe pelo menos uma opção para essas situações, como um casaco leve, um calçado fechado etc.


Depois de analisar e seguir estas 5 etapas, chega a hora de encarar o armário e selecionar o que fica e o que sai. Guarde as roupas que não serão usadas em outro lugar e aproveite para separar o que pode ser doado. Aproveite para identificar o que falta no seu armário, assim fica mais fácil fazer compras de maneira consciente. Talvez com o tempo você queira incluir outra peça que não se deu conta, ou  retirar alguma que não esta usando tanto. Isso é normal e é ótimo quando você percebe este tipo de situação. 


O que você achou dessas 5 etapas? Já fez um armário capsula? Me conte aqui nos comentários.

Você pode gostar disso

0 comentários

Obrigada pela visita!

Sinta-se em casa e se gostar do post, não esqueça de comentar.

Beijos!

Último vídeo

Assista também: