Comportamento

A importância de se auto-desafiar

17:31


Ultimamente tenho me desafiado de várias maneiras. Seja parar de comer algo, experimentar coisas que não experimentaria, ir a lugares, criar hábitos, perder manias… São tantos desafios pessoais que é até difícil listar. Dia desses me perguntaram o motivo de tudo isso e o que eu ganho com essas loucuras. Confesso que na hora fiquei sem resposta. Para mim é tão natural encarar novas metas que nunca parei para pensar em como outras pessoas lidam com isso. Se é que lidam. 

O fato é que faço por que gosto. Gosto de me testar, de descobrir meus limites, meus pontos fortes e fracos. Não nasci pra ficar na zona de conforto, mesmo que o conforto  seja comigo mesma. Acredito que se auto-desafiar é um dos melhores exercícios de auto-conhecimento. É assim que descobrimos do que somos, ou não, capazes. Aprendemos a lidar com situações que não são comuns a nossa rotina. Enfim, é assim que descobrimos quem realmente somos e aprendemos a nos moldar. 

O problema é que você precisa de coragem para poder fazer isso. Desafiar a si mesmo não é uma tarefa fácil, nem sempre o processo é agradável e muitas vezes fica difícil pensar na recompensa final. E não basta só ter a coragem de encarar o desafio, tem que saber desistir dele e entender que você não está fracassando. Já disisti muitas vezes e não me sinto mal por isso. As muitas desistencias que encarei me ensinaram sobre limites, sobre o que eu aguento e sobre não me forçar a nada que não me faça bem. É preciso aceitar que desistir também faz parte. Acredite, quando você aceita o processo fica mais simples, afinal, não tem problema nenhum se você perceber que não nasceu pra fazer aquilo.


Se eu pudesse dar um conselho a alguem, diria para nunca parar de encarar desafios. Desafie-se a fazer algo fora da rotina, a beber água, a acordar cedo, a aprender algo… Não importa a grandiosidade do seu desafio. Apenas faça. Descubra quem é você, do que você é feito, o que te move e o que você não resiste. Teste sua rotina, saia da zona de conforto e permita-se mudar sempre. Faça isso por você. 

Você pode gostar disso

0 comentários

Obrigada pela visita!

Sinta-se em casa e se gostar do post, não esqueça de comentar.

Beijos!

Último vídeo

Assista também: