alimentação

Chega de açúcar: O livro, o projeto e um sorteio

00:35



Sou louca por doces, daquelas que almoça e já começa a sentir vontade de comer um chocolatinho. Quando fico nervosa, cansada, estressada ou muito feliz, adivinha o que eu quero comer pra comemorar? Doce! Tá, tudo bem, doces são gostosos, é só comer com moderação. Certo? Eu pensava que sim. Só que não. E percebi isso da pior forma, ficando super ansiosa e sem concentração por que estava com vontade de comer chocolate. Isso não é só gostar de comer algo gostoso. Isso é um vício.

Depois que percebi o que estava acontecendo fui ler um pouco mais sobre o consumo do açúcar e descobri o livro “Chega de Açúcar”, escrito pela jornalista Sarah Wilson, que também se descobriu viciada em açúcar. A diferença entre o meu vício e o da Sarah é que enquanto eu adoro a combinação de açúcar e gordura, Sarah era viciada em açúcar “do bem”, aquele que vem das frutas, cereais e alimentos integrais. 




No livro, ela apresenta um programa de 8 semanas para desintoxicar o corpo e se livrar do açúcar. A idéia é simples, a cada semana você reduz um pouco o consumo, até chegar a zero, ou seja, você para de comer até mesmo frutas. Depois de um período sem consumir nada de açúcar, você volta a consumir pequenas quantias dessa substancia, incluindo frutas e massas integrais de forma moderada. O objetivo é reeducar o paladar e eliminar o vício. 

Confesso que antes de ler estava empolgada para seguir o programa, mas a medida que fui conhecendo a dieta proposta por Sarah, percebi que não seria viável para meu estilo de vida, afinal, ela propõe uma dieta com um alto consumo de carnes, gorduras e laticínios, e eu sou vegetariana. Só que resolvi que isso não iria me dasanimar. No livro Sarah não só apresenta algumas curiosidades sobre o consumo do açúcar, como também nos mostra o caminho para desintoxicar o corpo e se livrar de um vício, e é este caminho que vou seguir.




Na minha versão do projeto Chega de Açúcar, vou continuar ingerindo frutas, batatas, pães e massas integrais, sempre controlando a quantidade de frutose e pensando no indice glicêmico de cada alimento, como Sarah indica no livro. O que vou evitar durante esses 31 dias (E espero que por muito mais tempo), é a combinação extremamente viciante de açúcar e gordura. Ou seja, nada de chocolate (Vai ser sofrido), bolos, biscoitos, sorvetes, iogurtes, pães doces, bolachinhas, barrinhas de cereais e tudo mais que tiver essa dupla de ingredientes principais. 

No livro Sarah da algumas dicas muito legais de como se manter na linha durante a desintoxicação, que vão desde alimentos que vão te ajudar a saciar a vontade de coisas doces sem sair da dieta, como a água de coco, até dicas sobre controle emocional. Como se já não bastasse toda a pesquisa da autora sobre alimentos, tipos de açúcar e as reações do nosso organismo, no fim do livro é possível encontrar mais de 100 receitas com pouco ou nada de açúcar (Tem até sobremesa). Se você quer reduzir ou parar de consumir açúcar, ter uma alimentação mais saudável, aprender receitas novas ou simplesmente se informar, certamente vai adorar o livro. 




E se você está muito curioso e claro, quer me acompanhar nesse desafio de parar de comer brigadeiros e afins, a editora Sextante vai te dar uma chance de levar o livro “Chega de açúcar” pra casa. O sorteio vai ser bem simples, basta preencher o formulário abaixo com seu nome e e-mail e só. Claro que você não vai deixar de seguir a editora sextante nas redes sociais e mostrar seu entusiasmo para ganhar esse livro incrível, certo? Então clica aqui para curtir a página da editora no facebook e sigam também no inatagram @editorasextante. Me acompanhe nas redes sociais (Facebook e instagram) e no snapchat ale_blogfmi para conferir o andamento do desafio. 

Agora quero saber, você se considera viciado em açúcar? E na combinação açúcar e gordura? Se você não dispensa uma batata frita com refrigerante talvez deva dar uma pensada no assunto.

Se você já leu o livro, me conta nos comentários o que achou. 



Resultado do sorteio:




Você pode gostar disso

0 comentários

Obrigada pela visita!

Sinta-se em casa e se gostar do post, não esqueça de comentar.

Beijos!

Último vídeo

Assista também: