Moda

A melhor tendência de moda de todos os tempos

14:12


Sempre fui apaixonada pelo uso da tecnologia na moda e passei parte do meu tempo na universidade lendo e aprendendo sobre o assunto. Tecidos inteligentes, materiais alternativos e principalmente sustentabilidade, são alguns dos assuntos que me fascinam. Então hoje não vou falar sobre uma roupa em especial, nem sobre como usar aquele acessório que está em todas as revistas. Vou falar sobre a melhor tendência de moda dos últimos tempos, que é justamente consumir menos moda.

Estamos vivendo um novo momento de instabilidade e insegurança que afeta as grandes maisons de alta costura, assim como um consumo lento e consciente que está se refletindo em grandes lojas de Fast Fashion, que por consequência estão fechando as portas no mundo todo. Não é só uma questão financeira, mas ecológica. Mudanças climáticas extremas e a escassez de recursos naturais fazem com que a produção em massa comece a ter dificuldades para se manter, o que juntamente com o desperdício humano vem chamando atenção para que haja uma desaceleração do varejo, o chamado slow fashion.

E isso não é apenas sobre consumir menos, mas consumir com qualidade. Quem ganha com esse slow fashion? Nós, os apaixonados por moda, que vemos produtos cada vez mais duráveis, com preços acessíveis e muita pesquisa e tecnologia aplicadas. O caminho para o futuro da moda é o da evolução, da sustentabilidade e da multifuncionalidade. É a chamada moda inteligente, onde as roupas são mais do que roupas e vão além do que vemos em uma vitrine. 

Tecidos inteligentes que se auto-regeneram, não sujam, não molham, captam energia solar, monitoram nossa saúde, controlam a temperatura do corpo e combatem doenças são só alguns dos estudos que estão se concretizando ou que já estão por aí. Roupas feitas de materiais que foram reciclados ou que são biodegradáveis já são uma realidade, basta ver o maravilhoso vestido usado por Emma Watson no baile do MET (Que ilustra este post), feito inteiramente com tecido a base de garrafas plásticas.

Essa revolução no consumo está fazendo com que as roupas mudem de cor, estampa ou forma para que você não precise comprar muitas peças diferentes. Marcas estão deixando claro sua preocupação com sustentabilidade, mão de obra, testes em animais e muitos outros padrões que estão sendo priorizados pelos consumidores. Não estamos comprando apenas roupas, estamos comprando consciência e um futuro.

Não, nós não vamos deixar de consumir moda, mas vamos consumir pouco e com mais qualidade. Estamos entrando na era da etiqueta verde, da sustentabilidade, da roupa sem marca, do feito a mão, do customizado e principalmente do não desperdício. Chegou o momento de perceber que moda não é apenas gostar de roupas, mas ter estilo, identidade e uma voz que vai além das araras de uniformes do fast fashion.


Você pode gostar disso

0 comentários

Obrigada pela visita!

Sinta-se em casa e se gostar do post, não esqueça de comentar.

Beijos!

Último vídeo

Assista também: