Livros

O sol é para todos

01:00



Sinopse: Um livro emblemático sobre racismo e injustiça: a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça. 'O Sol é Para Todos', com seu texto “forte, melodramático, sutil, cômico” (The New Yorker) se tornou um clássico para todas as idades e gerações.

O que falar de um livro capaz de me fazer rir, chorar e refletir sobre milhões de coisas relacionadas ao comportamento humano? O que falar de uma personagem tão bem construída que é impossível não se apaixonar? E quanto a narrativa, tão leve até mesmos nos momentos mais pesados? Sinceramente, não sei. Mas sei que você precisa parar tudo e ler esse livro, agora!

Preciso admitir que quando comecei a ler “O sol é para todos” pensei que não seria nada fácil. Arrastei as 20 primeiras páginas e até deixei o livro de lado por alguns dias. Então retomei a leitura e finalmente conheci Scout. Conheci de verdade, por que Harper Lee nos permite isso. Foi então que me apaixonei e mergulhei em um dos livros mais inteligente e incrível que li na vida.

“Você só consegue entender uma pessoa de verdade quando vê as coisas do ponto de vista dela”.



O livro é narrado do ponto de vista de Scout, uma garotinha de 8 anos que acompanha o drama de um julgamento, onde seu pai defende um homem negro acusado de estuprar uma garota branca. O livro é ambientado nos 30, em uma pequena cidade do Alabama, em um período onde o racismo era extremamente forte e pessoas negras viviam quase que completamente isoladas. O mais bonito do livro é poder acompanhar tudo pelos olhos de uma garotinha, que apesar de ser mais inteligente do que muitos adultos, ainda é inocente e não entende o por que das atitudes de muitos. 

Se eu pudesse recomendar apenas um livro, seria esse. “O sol é para todos” nos inspira a refletir, nos diverte e emociona de uma maneira que só quem leu consegue entender.



Você pode gostar disso

0 comentários

Obrigada pela visita!

Sinta-se em casa e se gostar do post, não esqueça de comentar.

Beijos!

Último vídeo

Assista também: