Organização

5 dicas para um 2015 mais organizado

16:59


Uma das minhas metas para este ano é ser mais organizada. Se você leu o post onde falo sobre meus objetivos para 2015 (Se não leu, leia aqui), sabe que esse plano não vem de agora e que estou tentando ser mais organizada desde o início de 2014. Organizar as coisas não é difícil, o problema é manter uma rotina de organização e programar seu cérebro para executar tarefas básicas como olhar a agenda todos os dias. Como sou naturalmente bagunceira, a missão se torna praticamente impossível. Mas como também sou teimosa, continuo tentando e já percebi que alguns métodos são mais eficazes e  fáceis de manter. Por isso resolvi juntar tudo o que aprendi até agora em 5 dicas para quem está só começando.

1 - Tenha uma agenda: Não precisa ser necessariamente aquela agenda com páginas numeradas, qualquer caderno serve. O importante é ser algo que você mantenha sempre por perto e crie o habito de checar constantemente. Percebi que quando uso cadernos bonitinhos fica mais fácil por que sempre chama minha atenção.

2 - Anote tudo: Anotar tudo o que você precisa, desde coisas simples como assistir TV até compromissos importantes como pagar conta de luz, faz muita diferença. Tenho 2 sistemas de anotações: O primeiro para coisas relacionadas ao blog e canal do youtube, onde anoto os posts da semana, ideias para novos posts e controlo número de acessos e seguidores. O segundo é para o resto da vida, anoto compromissos, trabalhos, prazos, datas importantes e tudo o que preciso fazer na semana. Além disso tenho um bloquinho na mesa onde anoto as tarefas do dia e vou riscando o que já foi feito. 

3 - Desapegue: Não da para organizar um closet de 3 metros quadrados se você tem 500 sapatos. Excesso sempre gera bagunça, por isso é importante desapegar de tudo que for excesso e manter apenas o que você realmente precisa. Mantenha apenas aquilo que você tem onde guardar e lembre disso quando for comprar coisas novas. Se não tem lugar, não entra.

4 - Crie uma rotina: Essa é a parte mais chata, mas fundamental. Estipule um horário para sentar e analizar o que você precisa fazer naquele dia. Estipule horários para tarefas que devam ser executadas todos os dias, como por exemplo, arrumar a cama. O que será mais eficiente, arrumar logo ao acordar ou após o café da manha? Observe os momentos em que você executa cada tarefa de forma rápida e eficiente e programe-se para manter aquela rotina.

5 - Revise suas metas: Muitas vezes a rotina acaba nos distanciando ou fazendo esquecer de nossos planos. Anote suas metas em um lugar de fácil acesso, como a primeira página de sua agenda e revise constantemente. Faça planos para cada uma delas e anote para não se esquecer. Sua meta é aprender um idioma? Programe quando quer começar a estudar, se vai faze-lo em casa ou em uma escola, valores das aulas, materiais necessários etc. Isso faz toda a diferença na hora de concretizar seus planos.


Gostaram das dicas? Se você já faz algum desses passos ou faz algo que não citei nesse top 5, não deixe de comentar.

Você pode gostar disso

0 comentários

Obrigada pela visita!

Sinta-se em casa e se gostar do post, não esqueça de comentar.

Beijos!

Último vídeo

Assista também: