Dieta

Resenha: Pense Magro

15:04



Sinopse: Atrelado a qualquer dieta adequada, este programa de seis semanas oferece as ferramentas para pensar diferente e fazer mudanças comportamentais necessárias para emagrecer e manter a perda de peso.

Eu sei que a maioria vai estranhar a resenha desse livro aqui no blog. Decidi escrever por que recebi muitas perguntas sobre a tal “terapia cognitiva” que falei no post sobre metas para 2014. O livro “Pense Magro” é exatamente sobre isso, o uso da terapia cognitiva para ajudar a perder peso.

A terapia cognitiva é baseada no conceito de que a maneira como a gente pensa, afeta o que a gente sente e o que fazemos. Portanto o livro não fala sobre nenhum milagre estético, ele apenas nos da exercícios de pensamento que nos ajudam a manter o controle na hora de fazer uma dieta ou reeducação alimentar.

O livro nos apresenta a “Dieta de Beck”, comporta de 6 semanas. Essa dieta não nos diz o que comer, mas sim o que pensar. A dieta de Beck traz um exercício mental a cada dia, durante 6 semanas. O objetivo é nos treinar mentalmente para evitar pensamentos que dificultem a continuidade da dieta e sua manutenção. São exercícios simples e que muitos vão achar até bobos, como por exemplo, listar as razões pelas quais você quer perder peso e ler esta lista diariamente. Pode parecer bobagem, mas acredite, isso faz diferença na hora de comer aquele brigadeiro.

Minha experiência com o livro foi positiva. Li e fiz os exercícios que me cabiam (Alguns não tinham relação com minha rotina) e percebi algumas mudanças no meu comportamento. Sabe quando você está no meio da dieta e da aquela vontade louca de enfiar o pé na jaca e comer um monte de bobagem?  Esse sempre foi meu maior problema e depois da dieta de Beck consegui aprender a me controlar e me motivar. 

Eu gostei do livro, ele me ajudou e agora estou querendo a versão atualizada dele. Sobre a terapia cognitiva, alguns exercícios propostos no livro, principalmente os relacionados a cumprir metas, podem ser aplicados em outras áreas (Leia o post “Metas para 2014”, lá eu conto como estou aplicando), e gostei tanto do assunto que até vou procurar ler mais sobre. 

Essa foi minha experiência com o livro. Espero ter explicado bem e esclarecido as dúvidas que recebi. Para quem luta diariamente com a balança, acredito que este livro seja um grande aliado.



Título: Pense Magro
Autora: Judith S. Beck
Editora: Artmed
Páginas: 270

Você pode gostar disso

3 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alessandra!
    Que interessante, principalmente por ele "não nos diz o que comer, mas sim o que pensar", confesso que não o conhecia.
    Boa dica!

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Interessante o livro, eu vivo numa luta diária com a balança e realmente me interesse por ele, vou procurar.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Sinta-se em casa e se gostar do post, não esqueça de comentar.

Beijos!

Último vídeo

Assista também: