Livros

Resenha: O Diário de Suzana para Nicolas

13:05

Sinopse: Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida.

Katie mora em uma pequena cidade de Nova York e trabalha em uma editora. Ela nunca tinha se apaixonado, até conhecer Matt que foi em busca dela para lançar seu livro.

Menos de um ano depois, Matt some sem dar explicação nenhuma à Katie, deixando-a totalmente perdida e sozinha sem saber o que ela fez de errado para ele. Poucos dias depois, a resposta surge em sua porta: O Diário de Suzana Para Nicolas junto com um bilhete de Matt, dizendo-lhe que ali está todas as respostas para o seu sumiço repentino.

Katie logo descobre que Suzana, muito jovem, sofreu de um infarto, e que preferiu deixar a correria de Boston, onde trabalhava como médica, para retornar à Martha’s Vineyard. E foi ali nesta pequena cidade que Suzana não encontra somente paz, mas também o amor da sua vida: Matt.

Suzana engravida, e pelo fato de ter sofrido um infarto, sua gestação é de risco. Ela decide criar um diário para retratar cada momento seu, e para que um dia possa entregar ao seu filho Nicolas.

Intercalado aos relatos de Suzana, o autor nos mostra toda a reação de Katie ao ler aquele diário, sofrendo com todos os detalhes apresentados por essa outra mulher que foi tão amada por Matt.

Conforme Katie vai lendo-o, ela passa a não sentir mais raiva e ciúmes de Suzana, como também não consegue mais odiar Matt por ter sumido, já que passa a compreender a relação de amor que esses dois estão tendo.

O livro é fino e super envolvente, tem uma capa fofa e as folhas são simples, sem grandes detalhes. Os capítulos são finos (2, 3 páginas) o que acaba fazendo com que a leitura flua mais rápido ainda. Até então eu não tinha lido nenhum livro do autor, mas achei a escrita dele, aqui, incrível! Ele conseguiu escrever não apenas como uma, mas sim duas mulheres, de forma muito convincente e inacreditavelmente envolvente.



Título: O Diário de Suzana para Nicolas
Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro
Páginas: 224

Você pode gostar disso

4 comentários

  1. Oinnn meu Deus, este livro me fez chorar litros de lágrimas!!!
    Marcou muito meu ano de 2012, sem dúvida um livro que quero reler.

    Beijo Vanessa Meiser - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amo esse livro, esta entre os meus favoritos. A história é linda, tinha hora que eu morria de raiva, depois ficava com pena do Mett e no final fui dormi chorando. <3

    http://aestranhars.blogspot.com.br/2013/11/leituras-opiniao-o-diario-de-suzana.html

    ResponderExcluir
  3. Esse é um dos meus livros FAVORITOS! <3
    Chorei tanto que ficou para a história como um dos livros que mais me emocionaram. Lindo demais!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. Oi Rayme!
    Tenho muita vontade de ler esse livro, parece ser totalmente diferente dos outros livros do James Patterson!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Sinta-se em casa e se gostar do post, não esqueça de comentar.

Beijos!

Último vídeo

Assista também: