Compras

Resenha: Eu compro sim! Mas a culpa é dos hormônios...

00:30



Sinopse: Entenda o comportamento do consumidor e aprenda a comprar com consciência! Este é um livro divertido. O tipo de livro que a gente tem que ler nem que seja só para continuar uma conversa quando aqueles terríveis momentos de silêncio se instalam entre os interlocutores. Mas, além disso, este é um livro sério, muito sério. (Antes de começar a lê-lo, vale a pena dar uma olhada nas referências bibliográficas). A proposta sensacional de Pedro de Camargo é demonstrar, da forma mais simples possível, como nosso comportamento de consumo está diretamente ligado aos neurotransmissores responsáveis pelas sensações de prazer. Parece complicado, mas sob a escrita de Camargo você vai compreender perfeitamente alguns de seus comportamentos pouco ortodoxos, embora comuns, como assaltar a geladeira em noites mais frias, ou comprar aquele monte de bobagens que nunca, em toda a sua vida, pretendeu usar… E, como cortesia, com as dicas no fim de cada capítulo é possível aprender a combater seus próprios neurotransmissores endoidecidos — e consumistas — e conquistar o orçamento saudável com que sempre sonhou.

Para começo de conversa, esse não é um livro de autoajuda. Eu diria que esta mais para um livro de curiosidades que nos faz perceber muitas coisas a respeito do nosso comportamento. Eu compro sim! nos mostra a realidade por trás do ato de comprar, desde o que acontece no nosso cérebro na hora da compra, até os atrativos usados pelas empresas para nos induzirem a gastar mais.

O livro é leve, divertido e apresenta tudo de uma forma fácil de entender. O autor usou vários exemplos, alguns bens engraçados, para nos ajudar a compreender melhor.  A narrativa é rápida e mesmo sendo um livro repleto de explicações cientificas, é fácil se conectar com a leitura. 

O que mais gostei foi o fato de o autor não se deter apenas em explicações sobre o consumismo feminino. Ele aborda diversos assuntos, incluindo alimentação, hormônios, apostas, genética e a influencia da TV, fazendo com que a leitura não seja monótona. 

“O problema esta no fato de que quando comemos algo gorduroso – e o mesmo vale para os doces – o cérebro nos recompensa com opioides endógenos ou produzidos pelo próprio organismo. São substâncias químicas corporais que, como drogas, produzem doses elevadas de euforia e levam à dependência.”

Este é o tipo de livro que nos deixa mais inteligentes e ensina um pouco sobre tudo. Que nos mostra a controlar nosso bolso e a perceber melhor o que se passa ao redor. Uma leitura leve, divertida e acima de tudo, informativa. Tem que ler!



Título: Eu compro sim! Mas a culpa é dos hormônios...
Autor: Pedro de Camargo
Editora: Novo Conceito
Páginas: 192

Você pode gostar disso

2 comentários

  1. Eu ando numa fase bem controlada, estou sem trabalhar há um bom tempo e por conta disto não compro praticamente nada, e bem difícil no início, mas depois a gente se habitua....mas não vejo a hora de voltar a trabalhar e poder gastar um pouco (só um pouco0, hehe.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha Sei como é Andressa...sei beeem como é!

      Excluir

Obrigada pela visita!

Sinta-se em casa e se gostar do post, não esqueça de comentar.

Beijos!

Último vídeo

Assista também: