Livros

Niki leu: Will & Will

15:19


Sinopse: Em uma noite fria, numa improvável esquina de Chicago, Will Grayson encontra... Will Grayson. Os dois adolescentes dividem o mesmo nome. E, aparentemente, apenas isso os une. Mas mesmo circulando em ambientes completamente diferentes, os dois estão prestes a embarcar em uma aventura de épicas proporções. O mais fabuloso musical a jamais ser apresentado nos palcos politicamente corretos do ensino médio.


“Um nome, um destino”, o subtítulo do livro, me levou a pensar em um romance entre esses dois Wills. Pensei “Yey! Até que em fim romance adolescente gay!”. Estava preparada para me afogar em clichês e apenas curtir a leitura.

Mas não foi exatamente como imaginei. O que não foi de modo algum algo negativo.

A história é narrada pelos dois Will, cada capítulo por um, só que demorei  para perceber isso e fiquei confusa por um tempo. Temos esses dois garotos, totalmente diferentes com apenas um nome em comum. Cada um tem a sua vida problemática com seus medos e limitações autoimpostas.

Um dele, Will 1 (vou chamar assim para diferenciar) é um jovem hetero, com medo de relacionamentos que nunca consegue ficar com ninguém e vê defeito em todas as garotas, até que muito naturalmente uma apareça para fazê-lo perceber que precisa se arriscar. Seu melhor amigo é Tiny, um gigante super expressivo, que além de jogador de futebol está produzindo um musical grandioso no colégio cujo tema é sua história. Ah, Tiny é Gay. Não só gay, mas absoluta e carismaticamente gay, sem nenhuma reserva, pudor ou encanação, pelo menos não aparentemente. Este sim é o verdadeiro protagonista do livro.

O outro Will, o Will 2 é gay. Este possui uma vida bem diferente das badalações do outro, tendo uma situação econômica apertada, tendência a depressão e uma dificuldade ainda maior em socializar. Seu único consolo é um amigo virtual, por quem está apaixonado e com quem espera se encontrar.

E é nesse encontro que os destinos se unem. Por uma coincidência, Will 2 encontra Will 1, e consequentemente Tiny e, é então que a história começa.

Passamos a acompanhar dois romances, mas o grande destaque mesmo é para Will 2 e Tiny, que se mostram inesperadamente profundos e com dramas próprios. Começamos então a torcer por eles e as vezes temos até vontade de torcermos pescoços para que reajam. Tiny é tudo que Will não é, extrovertido, alegre, expressivo e romântico, enquanto o outro é receoso, quieto e um tanto covarde. As situações entre eles são incríveis, engraçadas, dramáticas e com diálogos maduros o bastante para não nos sentirmos deslocados.

Sinceramente, eu esperava mais, não sei exatamente o quê, mas achei a narrativa meio devagar. E como todo livro de John Green (ainda que este seja em parceria com David Levithan) o final não foi muito conclusivo, não que tenha deixado algo não resolvido, só ficou aquela sensação de “está faltando alguma coisa”. Ainda sim, é um livro que eu certamente recomendaria.



Título: Will & Will
Autores: John Green e David Levithan
Editora: Galera Record
Páginas: 352


Você pode gostar disso

5 comentários

  1. Oie!
    Sua resenha foi a mais negativa que eu já li. Tenho muita vontade e curiosida em ler, mas no momento não é prioridade.
    Gostei de sua resenha!

    Beijos*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nessa!
      Você achou negativa? Eu gostei muito do livro! O problema é que eu tinha muitas expectativas, sem contar que já sou fã do John Green.
      Estava meio que esperando um romance avassalador :P
      Bjs

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. E eu pensando que a coisa era Will com Will kkkkk

    Adorei a resenha, super sincera.

    Estou curiosa para ler o livro, mas agora vou com menos sede para não de decepcionar.


    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Todo mundo fala desse livro, eu nunca li, pelo menos por enquanto.

    Adorei seu blog.
    Visita lá, se gostar siga e avise, retribuo.
    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Sinta-se em casa e se gostar do post, não esqueça de comentar.

Beijos!

Último vídeo

Assista também: