Livros

Resenha: Profecia por S. J. Parris

09:15


Sinopse: Outono, 1583. Traidores tramam uma invasão para depor Elizabeth e alçar a rainha católica Maria Stuart ao trono. Ao mesmo tempo, um fenômeno astrológico que supostamente proclama o fim de uma era faz circular em Londres diversas profecias terríveis sobre o futuro, que chegam até a pressagiar a morte da soberana. O filósofo, cientista e monge excomungado Giordano Bruno, perseguido pela Inquisição em Roma, é hóspede na casa do embaixador francês em Londres. Ele trabalha em segredo para o serviço de inteligência de Sua Majestade. Sua tarefa é reunir provas que ajudem a desvendar uma rede de dissidentes católicos. Sua vida de agente duplo exige muita cautela: embora o anfitrião lhe demonstre confiança irrestrita, sua esposa está determinada a seduzir Bruno para descobrir seus segredos. Quando uma dama de honra da rainha é misteriosamente assassinada na corte, o filósofo é arrastado para uma trama ainda mais delicada. Símbolos astrológicos gravados no corpo da jovem levantam suspeitas de magia negra, mas é possível que tudo não passe de uma ardilosa encenação com o objetivo de deixar a população em pânico. A morte de mais uma moça lança Bruno numa sinistra perseguição. Alguém parece estar decidido a executar um sofisticado plano de vingança em nome da religião. Mas quem? Cercado de inimigos numa cidade hostil, ele terá que encontrar a resposta se quiser salvar a própria vida.

“Profecia” ocorre durante o outono de 1583, sob o reinado de Elizabeth Tudor , onde lealdade é comprada com sangue. O livro explora as conspirações que correm nos corredores, os sussurros furtivos e as traições ocultas que almejam depor a Rainha protestante e alçar ao trono sua prima, a Rainha católica Maria Stuart.

No mesmo ano, Londres vai testemunhar um evento astrológico não só raro, mas que inspira o medo e incita a superstição em meio às pessoas. A Grande Conjuração (o alinhamento entre Júpiter e Saturno) prenuncia uma nova era e trás o pavor do fim dos tempos, fazendo com que várias profecias de caráter sombrio comecem a surgir sobre os dias que virão.

É nesse cenário que está vivendo Giordano Bruno, ainda refugiado na Inglaterra e hospedado na casa do embaixador da França. Ele se continua espionando para a Rainha, passando fielmente informações a Sir Francis Walsingham, o ministro britânico, líder do serviço secreto de Elizabeth. 

Quando uma das damas de companhia de Elizabeth é assassinada, Bruno é envolvido nas investigações que tem indícios de que a morte pode estar relacionada tanto à queda da Rainha Elizabeth, quanto à profecia. Nesse redemoinho de suspeitas, seria o assassino um dos católicos conspiradores ou alguém tentando encobrir seus rastros com pistas falsas?

Vale observar que a agenda pessoal de Bruno continua sendo sua busca pelo Livro de Hermes Trimegisto, cujo conteúdo é tão contraditório para a época que levantaria acusações de heresia por parte de qualquer igreja cristã. O mundo ainda é arcaico, supersticioso e incrivelmente discricionário com novas ideias.

A autora fez um trabalho bem legal nessa sequência. Os personagens são ricamente descritos (até de forma exaustiva, em minha opinião). A cada reviravolta nos acontecimentos, cada caminho que induz ao suspense e o constante clima de suspeita que leva o leitor a não confiar em ninguém (assim como faz Giordano Bruno) transformam “Profecia” num mix atraente aos que procuram crime, coloquialismo e história.




Título: Profecia
Autor: S. J. Parris
Série: Giordano Bruno (Livro dois)
Páginas: 319

*Resenha escrita pela Colaboradora Ana Luisa @annielus

Você pode gostar disso

5 comentários

  1. Ainda não li o primeiro livro e agora fiquei curiosa. Adoro esse tipo de livro. Esse Giordano Bruno existiu de verdade nehn?!

    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Carla, sim, ele existiu, mas o personagem é só baseado na pessoa real. Mesmo assim vale a pena ler :D

      Beijos!

      Excluir
  2. Ahhhh Tudor! Amo! Não sabia que essa série falava sobre isso. Vou ler com certeza!


    Beijos ~~

    Thai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou Thai! Sim!!!! Também adoro livros sobre os Tudors (e a série!). Leia, vc vai adorar.

      Beijos!

      Excluir
  3. Eu adorei Profecia, a série seguiu num outro caminho que esperava, se tornando mais thriller policial, mas eu gostei bastante, super curioso pelo próximo volume "Sacrilege", também fiz resenha de profecia no meu blog, se quiser dar uma olhada!
    http://osimbolista.blogspot.com.br/2013/04/resenha-profecia-de-s-j-parris.html

    Bjs sua linda e parabéns pela resenha, passe no meu blog também:
    http://www.osimbolista.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Sinta-se em casa e se gostar do post, não esqueça de comentar.

Beijos!

Último vídeo

Assista também: