Rayme Assistiu: O Iluminado

09:29


Lançamento: 27 de Dezembro de 1980
Duração: 140 minutos
Direção: Stanley Kubrick
Gênero: Terror, Suspense

A muuuuito tempo queria assistir este filme, e após ver muita gente falando bem dele resolvi assisti-lo de vez. O filme conta a história de Jack, um escritor desempregado que é contratado para ficar de vigia no Overlook Hotel, em Colorado, levando sua esposa Wendy e o filho Danny (de seis anos) juntos. Em sua entrevista de emprego o gerente do hotel avisa ao Jack que o último zelador que ali trabalhou matou sua família e se suicidou depois, e os jornais locais alegaram que ele teve um tipo de distúrbio causado pelo isolamento. Jack não se assusta já que quer aproveita a oportunidade deste isolamento para tentar escrever seu livro. 


Uma grande nevasca atinge o Colorado, fazendo com que seja quase impossível sair do hotel. Percebemos que o isolado que eles estão passando começa a causar alguns transtornos em Jack e Danny, e Wendy percebe seu marido se tornar mais frio e agressivo. Já Danny passa a ter visões dos acontecimentos que ocorreram ali antes, como, por exemplo, a visão das gêmeas assassinadas pelo zelador, e de sangue escorrendo pelo elevador do hotel.

O filme chega ao fim deixando vários pontos em aberto o que me deixou bem chateada. Acabamos por ficar sem saber e tendo que tirar nossas próprias conclusões, se o hotel era realmente mal-assombrado ou se tudo não passava de delírio de Jack e Danny.

O filme é baseado no livro do Stephen King, do mesmo título (The Shining), que foi lançado em 1977.

Algumas cenas do filme se passam em um labirinto no quintal do hotel, e, pesquisando na internet, li que Jean Chevalier (que escreveu um dicionário de símbolos) diz que “o labirinto é um sistema de defesa contra o mal e que conduz o homem ao seu próprio interior. Quem sai dele é vitorioso na passagem das trevas para a luz.”

Achei um filme muito bom, e só não digo que é excelente por conta deste detalhe final que ficou meio vago para mim. Agora pretendo ler o livro, pois li algumas resenhas e percebi vários pontos diferentes entre ambos.

Você pode gostar disso

1 comentários

  1. Oi Rayme!
    Eu adoro o filme, mas leia o livro sim, tem várias diferenças. Tem uma minissérie dos anos 1990 que foi uma adaptação melhor do livro.
    Achei interessante a simbologia do labirinto.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Sinta-se em casa e se gostar do post, não esqueça de comentar.

Beijos!

Último vídeo

Assista também: