Livros

Stephanie leu: Preces e Mentiras

20:16


Sinopse: Quando Bethany, de 7 anos, conhece sua prima de 6 anos, Reana Mae, é o começo de uma relação desajeitada que salva ambas de uma solidão profunda. Todo verão, Bethany e sua família vão de Indianapolis para West Virginia’s Coal River Valley. Para a mãe de Bethany, essas viagens até lá a lembram de sua infância pobre e composta por minas de carvão, um lugar do qual ela desejou escapar. Mas seus amados familiares e a amizade de Bethany e Reana Mae continuavam trazendo lembranças. Mas conforme Bethany cresce, ela percebe que a vida nessa comunidade pequena e unida não é tão simples quanto pensava... que as cabanas na beira do rio, que guardam muito da história de sua família, também geram fofocas escandalosas... e aqueles mais próximos a ela guardam segredos inimagináveis. No meio das florestas densas e da beleza silenciosa do vale, esses segredos estão finalmente sendo revelados, com uma força suficientemente devastadora para acabar com vidas, fé, e a conexão que Bethany pensou que duraria para sempre.






Podemos apelidar "Preces e Mentiras", primeiro romance da autora Sherri Wood Emmons de "novela mexicana de muito bom gosto". Isso porque Sherri desenvolve uma narrativa em primeira pessoa muito bem elaborada, de fácil compreensão, com momentos que variam entre leveza e tensão na medida certa e sentimentos familiares muito bem expressos, contudo, segundo uma revelação da própria, sem qualquer conhecimento aprofundado com relação a psicologia. 

A falta de conhecimento deve ser ressaltada porque dentro da família de Bethany (a qual esconde mais segredos do que já pode parecer desde o primeiro momento), existe uma expressão chamada "sangue ruim". Essa expressão faz referência, na realidade, a uma doença psiquiátrica, parcialmente inventada pela autora. É claro que tal proeza, aos olhos de quem entente de psicologia, não se revela de muito boa qualidade. Além disso, acredita-se que estamos todos acostumados a ler obras de autores que só fazem pesquisar para enriquecer o seu trabalho. É uma pena que nesse caso isso não tenha ocorrido. Para um melhor entendimento, além do livro, leia a entrevista no final do exemplar e, se ainda restar dúvida, procure artigos sobre psicologia relacionados ao problema proposto na obra. 

Ainda assim, estamos falando de uma novela de muito bom gosto. Bethany, Reana Mae e todos os outros envolvidos passam por problemas familiares desconcertantes. Estes são retratados com bastante realismo e uma boa dose de profundidade. Ilusões serão destruídas, segredos vazarão de todos os cantos, a inocência será perdida e cada uma das personagens haverá de despertar no leitor simpatia e ódio ao mesmo tempo. 







Título: Preces e Mentiras
Autor: Sherri Wood Emmons
Páginas: 360
Editora: Novo Conceito











Você pode gostar disso

3 comentários

  1. Boa tarde,

    Esse livro esta na minha lista de espera e acho que irei gostar, ainda mais depois da sua bela resenha....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não faz o meu estilo de livro, mas não poderia deixar de associar "sangue ruim" com Harry Potter, rsrs xD

    Beijo grande e boa semana!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  3. Caraca! Você teve uma sacada muito boa comparando o livro com uma novela mexicana, não é a toa que eu me emocionei tanto com ele, adoro um dramazinho e sou emotiva! Adorei esse livro, também achei que faltou uma boa pesquisada para esclasrecer o leitor! Enfim, boa resenha, bom livro!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Sinta-se em casa e se gostar do post, não esqueça de comentar.

Beijos!

Último vídeo

Assista também: