Livros

Eu li: Luxo & Crime

14:30

Sinopse: Brigite Campos de Orleans, dona da Loja, butique referência no mercado de luxo, é presa por sonegação fiscal, numa operação cinematográfica com direito até a algemas e helicóptero. O escândalo, banquete para a mídia, acaba por reunir pessoas de universos distintos na investigação do caso: uma blogueira e aspirante a it girl, um jornalista experiente e preconceituoso, um milionário culpado, uma rica sem culpa, um ambicioso fiscal da Receita, um eletricista com um Monza pifado, uma vendedora de bolsas falsas, um advogado criterioso, um senador delivery. Mas esse não é o único crime que vai envolvê-los nos bastidores do blindado mundo do glamour. À medida que a "caixa-preta" da Loja vai sendo desvendada, novas conspirações se revelam, tradições são maculadas e a festa da exclusividade termina em tragédia. Ambientado no universo do luxo e com referência a fatos, pessoas e lugares reais, o romance de estreia da jornalista Angela Klinke transpõe a caricatura costumeira da elite e da mídia nacionais. Com mais de uma década acompanhando as transformações desse mercado da sofisticação, a autora converteu sua experiência numa ficção deliciosa e, ao mesmo tempo, provocante.
Ficção misturada a nomes famosos do mundo da moda. “Luxo e crime” não é apenas um romance cheio de reviravoltas, mas também uma aula sobre os bastidores do mundo da moda e o mercado de luxo no Brasil.
A história inicia quando Brigite Campos de Orleans vai presa por fraudes em notas fiscais em sua loja de marcas de luxo. Um episódio semelhante ao da loja Daslu (Muito citado no livro) que aconteceu em 2009. Como se já não bastasse todo o escândalo causado pela fraude, um assassinato durante uma festa na loja faz com que a policia considere uma “queima de arquivo”, piorando ainda mais a situação. Lulu, uma blogueira de moda que esta estagiando em uma grande revista de negócios, começa a investigar o caso e acaba descobrindo que pessoas muito próximas a ela estão mais envolvidas do que parece.
Para quem gosta de moda, ou tem curiosidade em saber como funciona os bastidores de comercio de artigos de luxo, este livro é um prato cheio. Mas se você não se interessa pelo assunto, talvez fique um pouco perdido em meio a informações sobre grifes famosas, importação de peças de luxo, fabricação e ilegalidades no mundo da moda.
Como sou apaixonada pelo assunto, me deliciei com curiosidades e coisas que não sabia sobre os bastidores do mundo fashion. Talvez 90% da razão por ter apreciado o livro venha desse fato. O enredo ficcional é interessante, mas está longe de ser um romance policial ou ter um desfecho surpreendente. Existem várias reviravoltas na história, personagens com destino surpreendente, mas tudo passou um pouco batido em comparação as informações sobre o comércio de moda.
A narrativa é rápida e flui de forma deliciosa, fazendo com que o livro seja lido em poucas horas. A autora soube ser leve e clara até em trechos que em outras situações seriam complicados de entender.
“Luxo e Crime”  é um livro diferente e nos faz entender um pouco mais sobre importações e comércio de luxo ao mesmo tempo em que diverte. Para quem gosta do assunto, é uma leitura indispensável.



Título: Luxo e crime
Autora: Angela Klinke
Editora: Leya
Páginas: 192

Você pode gostar disso

2 comentários

  1. opa, adorei!!!
    Beijão linda
    http://www.cacau-makeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia esse livro, mas parece ser bem interessante!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Sinta-se em casa e se gostar do post, não esqueça de comentar.

Beijos!

Último vídeo

Assista também: