Livros

Stephanie leu: O Iluminado (Especial de Halloween)

16:22

Ainda no clima de Halloween, trago a vocês uma resenha especial. Especial por ser uma indicação do que ler na semana mais assombrada do ano. Eu simplesmente A-D-O-R-O livros e contos de terror, por isso já li vários deles. Então, eu poderia trazer-lhes uma resenha mais atual, mas como uma indicação, resolvi trazer o melhor livro de terror que já li. Vamos lá!


Sinopse: Danny Torrance não é um menino comum. Danny é capaz de ouvir pensamentos. Ele pode transportar-se no tempo e olhar o passado e o futuro. Danny é um iluminado. Maldição ou benção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook.
Quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador do velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se de vez das convulsões que assustam a família. Só que Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu de enterrar velhos ódios, cicatrizar antigas feridas. O Overlook é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. O Overlook é uma sentença de morte e quer Danny, e precisa dos poderes de Danny para chegar ao fim.
A luta assustadora entre dois mundos. Um menino e a ânsia assassina de poderosas forças malígnas. Uma família refém do mal. Nesta guerra sem testemunhas, vencerá o mais forte.




Existem basicamente dois tipos de terror: Aquele que, de um modo geral, diverte por ser composto por personagens clássicos como lobisomens e vampiros, e aquele que você tem de confessar que não conseguiu ler à noite. O Iluminado faz parte do segundo tipo. 

Imagine que você e sua família permanecerão um longo tempo em um grande hotel relativamente longe da civilização acompanhados apenas por dias de um inverno rigoroso. Agora imagine que você é apenas uma criança e pode enxergar o que nem mesmo um adulto pode ver. E então, você descobre que esse hotel tem muito a lhe mostrar. 
Você também pode se ver como um adulto problemático, perdido no mesmo hotel que seu filho e sua esposa, tendo que dar conta do serviço a cumprir ali, tendo problemas com álcool e com sua carreira. Você não sabe, mas o hotel vai transformar você. Em algo pior. 
Você também pode ser uma mãe dedicada, uma dona de casa simples e uma esposa frágil. Os pilares da união e dos sentimentos ficarão sob seus cuidados e o hotel vai fazer de tudo para que eles desabem. 
Esses são, respectivamente, Danny, Jack e Wendy. Quase ninguém no mundo pode ajudá-los. Eles não podem ajudar uns aos outros. Nem podem ajudar a si mesmos. 

O hotel, por sua vez, é o lugar mais assombrado no qual você poderia estar na vida. Mas o que torna esse livro especialmente excelente?
A resposta é: O terror psicológico conduzido com maestria pelo autor. Stephen King faz-lhe deparar-se com o que há de obscuro em sua própria mente. É disso que o livro é feito: Mente. As imagens e cenas horrendas são colocadas de forma que poderiam muito bem estar sendo projetadas de dentro de sua cabeça, como um eco. Quando lemos qualquer livro criamos nossa própria ideia de cenários e personagens. E esse hotel, seja como você o imaginar, jamais sairá de sua cabeça. 

Se você desejar sentir medo de verdade nessa semana de terror e ainda desfrutar do talento de um gênio do gênero, eu lhe recomendo esta obra. 








Título: O Iluminado
Autor: Stephen King
Editora: Objetiva
Páginas: 262


Você pode gostar disso

2 comentários

  1. Eu quero ler este livro há um tempão, mas sempre que pretendo comprar ele fica mais caro do que o dinheiro que eu tenho para gastar naquela compra hahaha.

    Me interessei pelo livro ao ver um ep de Friends (veeelho) onde o Joey Tribbiani guarda o livro no freezer a noite, pq ele tem medo.
    hahaha

    Desde então fiquei super curiosa em relação ao livro, acho que vou acabar baixando ele em algum lugar (se eu achar).

    ResponderExcluir
  2. Uma pontuação bem auta para o livro eim
    Mas eu não tenho muita vontade de ler
    Não faz muito meu estilo

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Sinta-se em casa e se gostar do post, não esqueça de comentar.

Beijos!

Último vídeo

Assista também: