Livros

Eu li: Helena de Troia

16:24

Sinopse: Um navio retorna de uma intensa batalha pelas costas gregas. Uma mulher observa o contorno do Peloponeso na penumbra do crepúsculo. É a jovem Helena, oferecida pelo pai ao conquistador Menelau para garantir a paz e sobrevivência de seu povo. Uma fatídica decisão que seria carregada de tristeza e tragédia, porque Helena começa a buscar nos braços de outros aquilo que lhe fora negado. Numa narrativa lírica e original, esta obra traz a versão de Helena da história lendária que é conhecida em todo o mundo. A disputa que originou a guerra de Troia. De sua infância em Esparta aos anos turbulentos de sua união com Menelau e a fuga com Páris e todas as suas consequências. A vida de uma mulher que estava destinada ao poder, mas era movida a paixão e seu amor provocou uma das guerras mais famosas de todos os tempos.
“Helena é meu nome, mas posso ouvi-los me chamando de adúltera nas minhas costas. Eu nasci em Esparta, mas fui embora para Troia, por amor. Eles costumavam dizer que eu era a mulher mais bonita do mundo e viviam julgando o quão pouco ganhei e o quanto perdi depois que fugi, mas eles não estavam lá depois de tudo o que passei. Eu estava.”
Este é um romance histórico lançado pela editora Lua de Papel. Helena é uma personagem bastante conhecida de todos que já estudaram história, na obra de Francesca Petriozzo, temos a guerra de Tróia recontada e conhecemos a fundo a vida de Helena, a mulher mais bela de Esparta.
O livro é dividido em duas partes: Esparta e Troia. Na primeira parte conhecemos Helena ainda criança, acompanhamos sua adolescência, os amor, o casamento com Menelau, a primeira filha e a fuga com Páris. Na segunda parte Helena chega a Troia, já adulta, ela presencia a disputa que deu inicio a Guerra de Troia.
Helena é uma mulher de fibra, corajosa e ao mesmo tempo frágil. É difícil não nos apegarmos a personagem, nos identificarmos em certos momentos e até mesmo sentirmos compaixão com sofrimento desta. Helena viveu suas tragédias, aprendeu com elas e se moldou-se ao seu modo, não de acordo com o desejo alheio. Em certos momentos tida como louca pelo povo, Helena nunca deixou-se abalar.
Dentre as dezenas de personagens que aparecem no decorrer da história, muitos deles já conhecidos por nós, o que mais me chamou atenção foi Aquiles. Um dos amantes de Helena, que assim como ela sofreu com o julgamento de seu povo.
O livro é narrado em primeira pessoa, em certas partes é bastante semelhante a um diário. Nas primeiras páginas a narrativa é um pouco confusa, por Helena repete muitas frases e a uma quantidade incrível de pontos finais, mas com o desenrolar da trama nem se percebe mais, talvez por que mesmo assim a narrativa consiga fluir rapidamente ou porque nos vemos presos a Helena, acompanhando cada passo dado por esta heroína e mesmo que já saibamos seu destino, nos vemos desejando algo melhor.
Para quem gosta de romances épicos, intrigas entre reis e rainhas e principalmente história, Helena de Troia é uma leitura obrigatória.

Classificação: 4 estrelas

Título: Helena de Troia
Autora: Francesca Petrizzo
Editora: Lua de Papel
Páginas: 207

Quer ganhar marcador do livro “O encontro” da editora Lua de Papel? Comente e não esqueça de deixar um contato (email ou twitter) e seu nome de seguidor no final do comentário. O sorteio será no sábado.  


Você pode gostar disso

6 comentários

  1. Helena de troia é uma história que sempre me chamou a atenção, sempre vi filmes sobre ela mas nunca li um livro sobre o assunto, esse deve ser muito bom, já coloquei na minha lista de desejados.
    Sou louca por marcadores e esses são lindos.
    cristiane de oliveira
    cristiane.o35@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. tenho interesse em ler o livro, mas acho que não será uma história que me prenderá muito, não sei explicar... :P
    seu marcador é tããããão lindo ;~~
    Rayme
    raymedatsch@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Hum, não conhecia ainda esse livro, mas tenho certeza que irei curtir bastante. Adoro romances históricos e nestes é que podemos viajar mesmo! rsrs
    Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve, pois a resenha me chamou atenção. E creio que lendo este livro, podemos ter mais esclarecimentos em relação à essa história.
    Obs.: Adorei os marcadores. Que liindos! Espero ganhar. hehe

    Beeijo
    Sabrina Sousa
    @BrinaSophie
    spellman.sabrina@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Sempre que estudava sobre a Grécia ou sobre a Guerra de Troia, seja na escola ou no cursinho, a parte que mais prendia minha atenção era Helena... não sei explicar exatamente o motivo, mas estudando a Grécia Antiga a partir dela, tudo ficava mais fácil para mim.
    Ainda não tinha ouvido falar sobre esse livro, e tenho toda a certeza do mundo que vou ler ainda esse ano.

    Thais de Moraes
    thais_mp_27@hotmail.com
    @Thatha_Ruiva

    ResponderExcluir
  5. Adorei a indicação.

    Asinopse que vce fez ficou maravilhosa, deu muita vontade de ler.

    todos os livros publicados pela Lua de Papel tendem a ser fantásticos.

    VGoltarei mais vezes..
    visite meu cantinho Cofffe and Cigarretes e siga se puder..

    beijinho

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro. Infelizmente li uma resenha negativando ele e fiquei com uma pulga atrás da orelha de comprar, acabei desistindo. Mas pela sua resenha ele se encaixa no meu perfil, gosto de romances históricos hehe
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com
    andressa.j.oliveira@gmail.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Sinta-se em casa e se gostar do post, não esqueça de comentar.

Beijos!

Último vídeo

Assista também: