Livros

Eu li: Instintos Cruéis

19:27

Sinopse: Zara White suspeita que um cara estranho esteja meio que a perseguindo, de um modo bem compulsivo e obsessivo. E ela também tem uma obsessão... por fobias. E é bem verdade que ela não é mais a mesma desde que seu padrasto morreu. Mas precisava ser exilada no Maine, para morar com a avó? Isso já parece um pouco extremo, não? No entanto, foi uma atitude tomada com o suposto propósito de fazer com que Zara mantenha sua sanidade... Porém, ela está bem certa de que o verdadeiro problema é que sua mão não consegue lidar com ela nesse momento. Zara não poderia estar mais errada. Acontece que o cara que meio que a persegue não é um produto da sua imaginação. Na verdade, ele ainda a está seguindo, deixando para trás um misterioso rastro de poeira dourada. Algo não está certo - algo não humano - nessa cidadezinha estagnada no Maine, e todos os sinais apontam para Zara. Neste romance sinistro e cativante, Carrie Jones nos presenteia com uma boa dose de romance e suspense, além de no apresentar uma criatura que nunca havíamos pensado que deveríamos temer.
Diferente, divertido e imprevisível, assim é Instintos Cruéis.
Ouvi várias criticas negativas sobre esse livro. Confesso que até estava com medo de uma leitura chata e entediante. Mas não foi isso o que aconteceu. Gostei de Instintos Cruéis, muito.  É um YA diferente, que ficou longe da mesmice nos apresentando um novo tipo de criatura sobrenatural, os Pixies  (não sei vocês, mas para mim eles são novidade). Com personagens divertidos e sarcásticos, Instintos Cruéis me conquistou.
Nossa protagonista é Zara, e talvez seja ela o motivo de algumas pessoas não terem gostado do livro. Ela é teimosa demais. Em alguns momentos senti vontade de chutá-la (sem violência), de tão irritante. Mas apesar disto, Zara é engraçada e inteligente. Alguns diálogos são simplesmente impagáveis, principalmente aqueles divididos com sua avó Betty, cheios de sarcasmo e piadinhas. Os demais personagens do livro também ganharam minha simpatia, Nick é bom moço, Denvyn o inteligente e Issie, bom, Issie gosta de coelhos.
Aliás, Zara tem fixação por fobias e a  mania de recitá-las. No inicio de cada capitulo temos uma fobia, por exemplo, “Fobo fobia: Medo de fobias”. É legal por que cada uma da uma dica do que esta por vir no próximo capitulo. Sem falar das várias fobias citadas por Zara ao longo da história. Confesso que estou achando que tenho pelo menos umas 15 delas. Algumas são tão inusitadas que nem imaginava que existissem. A critério de curiosidade, este é outro ponto que faz valer a pena ler o livro.
O livro é narrado em primeira pessoa, do ponto de vista de Zara. É interessante acompanhá-la enquanto aprende o que são Pixies e descobre mais sobre tais seres. A mitologia do livro ficou muito bem construída, no final você sabe tudo sobre Pixies sem se perder em explicações enroladas.
Outro ponto positivo do livro é o fator surpresa. Sinceramente, eu não esperava aquele final. E situações em que você imagina uma coisa e acontece outra, ou em que você simplesmente não consegue imaginar nada, são constantes durante todo o enredo e nos prendem nas páginas.
Instintos cruéis tem continuação e estou curiosa sobre como vai ser, e espero sentir menos raiva da Zara na próxima vez (Sério gente, ela é o motivo de o livro não ter 5 estrelas). Para quem cansou de mesmice nos Yas sobrenaturais, leia este livro. Recomendo.

Classificação: 4 estrelas

Título: Instintos Cruéis
Autora: Carrie Jones
Editora: Underworld
Páginas: 334


Nota para evitar (ou não), possíveis piadinhas no twitter: Apesar da minha fixação por coisas brilhantes, não gostei dos Pixies só por que eles soltam purpurina dourada por aí. Aliás, bem que podia ter mais glitter na capa... :x

Você pode gostar disso

3 comentários

  1. AAH! NAO CREIO QUE VOCE LEUU!! Tipo, eu tô desde o ano passano tentando comprá-lo e nunca consigo , mais nem tava tao anciosa , agr me vem voce e fla tudo isso!! Aah' Eu quero muito ler esse livro e ele é uma meta minha dos livros de 2012...e sobre a purpurina, tamo junta, acho tao perfect'(piada interna , eu sou lesada) esse brilho ! *-----*
    Beijoos !

    ResponderExcluir
  2. É um livro que eu poderia gostar.

    Vou colocar na lista.

    Beijos.

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. faz meu estilo literario
    vai pra minha lista
    oh my god, tenha dó do meu cartão de créditos, pq ultimamente eu não estou tendo
    hhahaha

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Sinta-se em casa e se gostar do post, não esqueça de comentar.

Beijos!

Último vídeo

Assista também: