Livros

Para quem (ainda) não gosta de ler!

15:45


Olá pessoal. Hoje nosso papo vai ser um pouco diferente. Este post não é uma indicação de livros para quem ama ler, e sim, para adolescentes que ainda não adquiriram o hábito. Na fase escolar, principalmente no 2º grau, 90% dos jovens detestam ler. Acredito que seja uma espécie de trauma causado pela leitura obrigatória de Machados e afins. (Nada contra Machados e afins, mas a galera com 15 anos não esta interessa em saber se o Bentinho foi ou não traído).

Tenho uma teoria que não existe essa história de “não gosto de ler”. Existe quem ainda não leu o livro certo. Simples assim. E é pensando no tal do livro certo, que fiz uma seleção de livros YA (Young – Adult) para indicar a essa galera entre 15 e 18 anos que ainda não pegou gosto pela coisa. Como são muitos livros, dividirei em 3 partes:

1ª parte – Livros com temática Teen, High School e Chick Lits.
2ª parte – Sobrenaturais.
3ª parte – Fantásticos e afins.

Então, vamos começar?

Para iniciar, selecionei livros com temática leve e divertida. São histórias que falam sobre jovens e seu cotidiano, problemas, confusões e tudo mais. É fácil nos identificarmos com um ou outro personagem, o que torna a leitura ainda mais deliciosa.

Gossip Girl (Cecily Von Ziegesar) – Série formada por 13 livros que falam sobre a vida glamurosa de adolescentes nova-iorquinos. O grande diferencial é que a história é contada por uma misteriosa blogueira, que narra o dia a dia de alguns personagens em um blog intitulado Gossip Girl (Traduzindo, Garota Fofoqueira). Os livros fizeram tanto sucesso que foram adaptados para uma série de tv que já está na quarta temporada.


Pretty Little Liars (Sara Shepard) – Série com 4 livros (3 já publicados no Brasil), fala sobre 4 amigas – Hannah, Spencer, Aria e Emily – que acabam se distanciando após o desaparecimento de sua líder Alison. Três anos após o incidente, as meninas começam a receber recados de alguém que se intitula “A”, ameaçando expor todos os seus segredos, incluindo aqueles que só Alison sabia. A série também foi adaptada para a tv e a segunda temporada já esta sendo anunciada.

 
A garota Americana (Meg Cabot) - Samantha Madison é a típica adolescente, com suas listas de 10 mais. Sua irmã mais velha é a garota mais popular da escola e a mais nova é um gênio reconhecido. Como não bastasse ser a filha do meio, ela está apaixonada pelo namorado da beldade da família. Sem contar que foi pega vendendo retratos de celebridades na escola e como castigo precisa assistir aulas de arte! Mas depois de salvar o presidente dos Estados Unidos de uma tentativa de assassinato, tudo muda em sua vida.

 

 Fazendo meu filme (Paula Pimenta) - Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. A série nacional conta com 3 livros (o quarto e ultimo já esta a caminho).


 

Pão de Mel (Rachel Cohn) - Cyd Charisse é uma 'arruaceira em recuperação', segundo seu padrasto. Foi expulsa do colégio interno onde estudava, adora fugir de casa para ficar com o namorado e ensinar palavrões para sua irmãzinha. Até que Cyd é despachada para Nova York, onde ficará com o pai biológico, que ela mal conhece. Se adaptar a uma nova cidade e sua 'nova' família será muito mais difícil do que Cyd Charisse imaginava, mas ela pode também descobrir que nem tudo é o que parece.
 
 Tão Ontem (Scott Westerfeld) - Você já pensou em quem foi o primeiro a usar a carteira presa por uma corrente ou quem começou a usar calças grandes demais de propósito? E o primeiro a usar o boné virado para trás? Esses são os Inovadores, as pessoas no topo da pirâmide de consumo. Aos 17 anos Hunter é um Caçador de Tendências, os segundos na pirâmide. Seu trabalho: identificar o que há de mais novo e legal para o mercado seguir. Seu modus operandi: observar sem se envolver. Mas a partir do momento que ele conhece Jen, uma Inovadora, ele não consegue evitar se envolver. E muito.

Outros:




Este post foi sugerido pela Pri, do blog Delírios de Consumo.

Você pode gostar disso

7 comentários

  1. Aii amei o post Ale..
    tenho uma prima que simplesmente não lê... Ai fico tão triste com ela... rs... Falei que vou emprestar algo 'pequeno' ... pq ela ve pela qntd de paginas e fica com preguiça se forem mts.. rs Ai, é meu carma! HUahua eu tenho pão de mel e como é pequeno to pensando em emprestar esse depois que eu ler! rs

    Dessses que vc citou amo A Irmandade e quero demais ler Derby e Inside! E ah, eu e minha prima ja passamos dos 18, mas... pelo menos eu, ainda amo esse tipo de livro!

    bjs
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  2. Noooooooooooooooooooossa, fiquei empolgadíssima com esse post, divulga bastante porque existem muitas pessoas com essa concepção, de achar leitura um saco total.

    Ler é um dos hobbies que eu amo por demais, apesar de nao ter tempo de ler ficção, e ter a obrigação de ler livros acadêmicos u.u

    Mas enfim, A D O R E I!
    :*

    ResponderExcluir
  3. Muito boa suas dicas, foi a Meg Cabot que me incentivou a ler, confesso AHUSAHUSAUHS Parabéns pela iniciativa, beeijos.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a seleção, amo esse tipo de livros!!
    beijoos

    ResponderExcluir
  5. O post está perfeito! Muito bem escrito, com ótimas dicas! Vou comprar alguns pra minha irmã (já tenho quase todos do gossip), vou comprar a série de Pretty Little liars e "presentear-la"! \o/ E me presentear também, é claro! ahhahaha

    beijinhos
    Muito obrigada pelo post!
    http://www.deliriosdeconsumo.com/

    ResponderExcluir
  6. Ídolo teen da Meg mudou a minha vida, sério! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    depois que li o livro, eu fiquei bem mais rebelde! uahsuashaushaus
    amei o post, indicado pela linda da Pri pelo twitter. UHASUHSAU ;)beeeijo*

    http://geleiadexuxu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei!
    Concordo plenamente quando diz que não há quem não goste de ler, apenas pessoas que ainda não "tropeçaram" no livro certo.
    Sou porfessora de Língua Portuguesa no quinto e sexto anos de escolaridade (alunos de 10-11 anos). Desenvolvi uma actividade que deu resultados fantásticos: eles "aprenderam a gostar de ler" e até criámos um grupo de contadores de histórias. A minha estratégia foi um pouco diferente. Como se trata de crianças mais jovens do que aquelas que o post visa, optei por contos, por serem mais curtos. Além disso, os meus alunos ainda não haviam adquirido completamente a competência da leitura, pelo que pedir-lhes para ler um livro inteiro seria pura perda de tempo. Afigura-se-lhes como uma tarefa hercúlea e nem sequer começariam.
    Podem ler mais sobre o meu projecto no blog: contosparacrescer.wordpress.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Sinta-se em casa e se gostar do post, não esqueça de comentar.

Beijos!

Último vídeo

Assista também: