Livros

Jogos Vorazes

12:50


Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. 

Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss está disposta a ir para ser vitoriosa dos Jogos Vorazes?


Confesso, não compraria Jogos Vorazes pela capa, a Sinopse não me convenceu e o preço também não ajudou muito. Mas depois de ouvir tantos e tantos comentários bons a respeito do livro, acabei ficando curiosa e resolvi ler.

Dizer que o livro é surpreendente é pouco. Entre os momentos de angustia e emoção é simplesmente impossível desgrudar os olhos das páginas. Por mais que eu prometesse “vou ler só mais um capítulo”, quando percebia já havia lido 10. Não consegui largar o livro até acabar.

Suzanne Collins descreve cada cena tão minuciosamente, que durante o tempo de leitura, me vi transportada para Panem, senti todo o sofrimento dos Distritos, chorei ao ver Katniss contando sobre os dias em que passou fome, fiquei aflita com o anuncio dos selecionados para os jogos, e principalmente, acompanhei junto, na arena, cada etapa dos jogos com o coração na mão.

A história é narrada do ponto de vista de Katniss, o que nos faz ficar íntimos dessa menina de personalidade forte, desconfiar e temer as mesmas pessoas, amar ou odiar as mesmas coisas. Ela é ciente da crueldade da capital, do banho de sangue, da miséria, e nos mostra que está disposta a vencer os jogos, não só para dar uma vida boa a sua família, mas para não se render as vontades da Capital.  É impossível não sofrer junto com Katniss.

Outros personagens me surpreenderam ao longo da história, como Rue, e Cara de Raposa. Peeta também deixou sua marca, sendo difícil saber quais são suas intenções.

Enfim, já estou com saudades de Katniss e ansiosa para o lançamento do segundo volume da trilogia. Jogos vorazes me proporcionou uma experiência que só pode ser descrita como única, intensa e arrebatadora.

Jogos Vorazes, Suzanne Collins. 400 páginas – Editora Rocco

Você pode gostar disso

1 comentários

Obrigada pela visita!

Sinta-se em casa e se gostar do post, não esqueça de comentar.

Beijos!

Último vídeo

Assista também: