Entrevistas

Conheça Valéria Araujo e um chick lit nacional

10:49


Valéria Araujo, carioca, professora e atual estudante de direito nunca sonhou em ser escritora. Apaixonada por Chick Lit, começou a escrever por distração. Com o incentivo das amigas, surgiu “Meu marido foi embora. E agora?” que narra, com muito humor, o drama da separação de um casal, e o recomeço de “Helena”, nossa protagonista.


Quem é Valéria Araujo? Como você se definiria?

Nossa! Que pergunta difícil.
Bem, sou humilde, meiga, carinhosa, muito perseverante, quando não estou na TPM (momento em que sinto vontade de desistir de todos os projetos. Ainda bem que passa logo...rsrs...). Mas também sou geniosa e muito teimosa.


Meu marido foi embora. E agora? é seu livro de estreia. Como surgiu a ideia?

Comecei escrevendo o meu drama como um desabafo. Depois esqueci o meu drama e resolvi transformar o texto em um livro. A ideia de escrever o livro surgiu 5 anos após minha separação. Na realidade surgiu quando comecei o curso de Direito. Logo que comecei a estudar Direito Civil foram abordadas em sala de aula várias situações relacionadas à separação, e nos casos hipotéticos, observei que os homens buscavam sempre uma maneira de lesar suas companheiras. Aquilo me chamou a atenção. Comecei, então, a conversar com várias mulheres separadas com intenção de saber se os maridos que optaram em ir embora se tornaram inimigos após a separação. A pesquisa foi assustadora, pois, apenas 10% das mulheres entrevistadas tiveram apoio dos maridos depois de separadas. Com base na pesquisa e, na minha separação dramática, não foi difícil começar o texto.

O livro é uma publicação independente. Como foi o processo de escrita e publicação?

Pensei em escrever um drama. Escrevi cronologicamente, ou seja, Rodrigo e Helena se conhecendo, se apaixonando, se casando... O drama estava pronto, mas faltava alguma coisa. O quê? Foi a pergunta que me fiz inúmeras vezes. Faltava humor. Refiz todo o texto.
Quando decidi que deveria disponibilizar o primeiro capítulo no site, mais uma vez refiz todo o texto, pois o primeiro capítulo não era chocante o bastante para despertar o interesse dos leitores.
Não enviei para nenhuma editora. Resolvi publicar incentivada pelas amigas que leram e gostaram.
A publicação independente é um processo árduo, pois é caro demais e só podemos contar com os amigos para a divulgação.

Dizem que o primeiro livro é sempre um pouco autobiográfico. Podemos encontrar  Valéria em Helena?

Valéria não é Helena, mas tem muito dela: professora, divorciada, batalhadora, guerreira, supermãe.

Você tem projetos de novos livros? O que podemos esperar?

Tenho sim. “Meu marido foi embora. E agora?” terá continuação, só que desta vez quem abandona Helena é Marina. O nome provisório do livro é: “Minha filha foi embora. E agora?”. Sendo que, antes de publicá-lo, vou publicar um livro para adolescentes que já está na fase de revisão. Acho que incorporar uma pré-adolescente de 11 anos, depois de viver a dramática Helena vai ser fantástico.

Fale sobre a campanha Eu me divirto lendo.

É expor a ideia de que ler realmente é divertido. Tão bom quanto assistir a um filme.
Meu livro tem o selo da campanha. Penso em fazer camisetas para sortear em eventos literários e blogs, divulgando assim, a campanha.

Quais são seus livros/autores preferidos?

Livros são muitos e autores vou citar apenas alguns: Gabriel García Márquez, Isabel Allende, José Saramago, khaled hosseini, Marian keyes, Meg Cabot, Helen Fielding, Nicholas sparks, john grisham.


O que você acha do mercado literário no Brasil?

Acho muito fechado, mas acho também que a Internet e as blogueiras estão ampliando o mercado. Penso que, com a Internet, não precisamos mais ficar esperando a boa vontade de uma editora nos descobrir. Agora podemos colocar a carinha para fora e gritar: EU ESTOU AQUI!  

Muito obrigada pela entrevista Valéria, gostaria de deixar uma mensagem para os leitores gaúchos?

Quero agradecer a todos que leram a entrevista e aproveitar para convidá-los para uma leitura leve, rápida, dramática e divertida.


Assista o booktrailer:


Quer saber mais sobre a Valéria e o livro? Acesso o site da autora, lá você encontra fotos, novidades e ainda pode comprar o livro, diretamente com a autora que é um amor!  Acesse aqui.



Você pode gostar disso

4 comentários

  1. Ela é um amor mesmo, parece ser super simples e gente boa. Muito legal a entrevista!

    beijinhos
    http://deliriosdeconsumosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista! :)
    Estou doida pra ler o livro dela,
    ouvi coisas boas e coisas mais ou menos, mas fiquei animada \o/

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog!

    Te add...me add!

    http://sarahgloss.blogspot.com/

    Bju!

    ResponderExcluir
  4. Curti o post... eu nem havia pensado em ler este livro, agora estou com vontade!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Sinta-se em casa e se gostar do post, não esqueça de comentar.

Beijos!

Último vídeo

Assista também: