Livros

FEIOS

14:35


“Em um mundo de extrema perfeição, o normal é feio.”
Tally Youngblood é feia. Mas isso não significa que ela seja uma aberração. Ela é apenas normal.  Tally vive em Vila Feia, um lugar onde os adolescentes ficam presos em alojamentos até completar 16 anos, quando recebem um grande presente do governo: uma operação plástica como nunca vista antes na história da humanidade. Suas feições são corrigidas, a pele é trocada, ossos são substituídos, o excesso de gordura é removido, os olhos ficam grandes, os lábios cheio e volumosos, os dentes brancos, parelhos e resistentes. Enfim, eles se tornam perfeitos.

Tally mal pode esperar pelo seu aniversário de 16 anos, e ir morar em Nova Perfeição, lugar onde todos os perfeitos vivem, bebem, fazem festa, pulam de paraquedas, voam com suas pranchas magnéticas e se divertem o tempo todo.

Em uma noite Tally conhece Shay, uma feia que não está nem um pouco ansiosa pela transformação. Pelo contrário, Shay pretende fugir da cidade e se juntar a Fumaça, um grupo de foras da lei que decidiram não se tornar perfeitos. Para Tally isso é uma maluquice, quem iria querer ficar feio para sempre em vez de viver com total conforto em Nova Perfeição? 

Mas quando Shay desaparece, os Especiais, autoridade máxima desse novo mundo, propõe um acordo a Tally: Se unir a eles contra os enfumaçados ou ficar feia para sempre. Agora Tally irá conhecer um lado totalmente diferente desse mundo perfeito. Acredite, não é nada bonito.

Desde a primeira vez que vi o livro fiquei morrendo de vontade de ler. E não é atoa que Feios está sendo considerado um dos melhores livros do ano. Scott Westerfeld criou uma história única, mas ao mesmo tempo tão familiar. Quem não gostaria de se tornar perfeito, ter todas suas vontades realizadas? Não se parece um “pouco” com a nossa realidade? No livro existe um preço, não tão obvio, a ser pago por essa perfeição. Será que na nossa sociedade também não é assim? 

Os Feios do livro, são exatamente como adolescentes normais, sonhando com a aparência perfeita e aceitação. Já os Perfeitos, possuem uma vida perfeita ( não tinha outra palavra para definir). Além de beleza, possuem as melhores roupas, vão as melhores festas e tudo mais, já que as farras em Nova Perfeição são liberadas. Afinal, se todos são igualmente lindos, e tem acesso as mesmas coisas, não existe inveja e competição. Durante toda a primeira parte do livro, o autor ressalta: Ser perfeito é bom. A beleza é essencial.

Somente a partir da segunda parte do livro, é que o autor começa a revelar o preço a ser pago pela perfeição, destacando os “defeitos” dos perfeitos. 

Em feios a sociedade, como conhecemos, foi destruída, nossos próprios erros nos levaram ao fim. Somos uma lenda, conhecidos como enferrujados. Durante o livro vemos algumas coisas que nos fazem pensar, “Uau, isso poderia acontecer mesmo”. Mas não é apenas isso que surpreende, mas também, a maneira como o autor colocou tudo, criando um mundo novo, com tecnologias inimagináveis, e personagens incríveis, transformando tudo em uma obra singular. Feios é arrebatador. Um livro que não pode faltar na estante.

Compre: Saraiva

Você pode gostar disso

2 comentários

  1. Muuito curiosa pra ler esse livro, uma história super original. Conta o resto? ahahahaha
    Pena que já fechei meu pedido no submarino, realmente queria ler esse livro. Acho que vou recorrer ao download...

    beijinhos
    http://deliriosdeconsumosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. nossa, eu lembro que estava louca pra ler este livro, só ouvia comentários positivos, fui e comprei!
    meu deus, demorei pra conseguir ler, me arrastando. Não gostei ;x
    acho que fui a unica, pelo jeito, até agora :(

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Sinta-se em casa e se gostar do post, não esqueça de comentar.

Beijos!

Último vídeo

Assista também: